• O Magistério e o Idealismo Moderno

    O Magistério e o Idealismo Moderno

    Precisões preliminares Quando se fala do magistério da Igreja contemporânea e dos seus fundamentos, é necessário compreender bem os termos, mais uma vez. Não queremos dizer que exista uma Igreja contemporânea substancialmente diferente daquela que sempre existiu. Queremos simplesmente considerar o modo como as autoridades, na sua maioria, entendem e exercem a potestas magisterii hoje,…

  • O que é o Magistério da Igreja?

    O que é o Magistério da Igreja?

    a Igreja possui um magistério. Basta saber que Nosso Senhor Jesus Cristo é chamado “mestre” cinquenta e três vezes no Evangelho. Podemos, por exemplo, mencionar “euntes docete” (Mt 28, 19) ou ainda “quem vos escuta, a Mim escuta; quem vos despreza, a Mim despreza, e despreza Aquele que Me enviou” (Luc 10, 16). Este poder…

  • Porque é que já não acreditamos no final feliz?

    Porque é que já não acreditamos no final feliz?

    A profunda verdade que sustenta e credibiliza o final feliz em Tolkien, em Lewis, nos verdadeiros contos e nas verdadeiras lendas, é uma profunda certeza de que existe um Verdadeiro Final Feliz! A convicção que sustenta o mundo da fantasia é uma convicção no mundo real. A grande diferença entre os autores dos verdadeiros contos…

  • O Carácter de S. Tomás

    O Carácter de S. Tomás

    Acreditavam que o Espírito Santo estava verdadeiramente com ele, pois tinha um rosto constantemente alegre, doce e afável”.  [Outro biógrafo] reflecte a qualidade contagiante deste traço, [escreveu que] inspirava alegria a todos aqueles que o encaravam. 

  • Distracções no Rosário

    Distracções no Rosário

    Como não há oração mais meritória para a alma e mais gloriosa para Jesus e Maria que o Rosário bem rezado, também não há oração que seja mais difícil de rezar bem e na qual seja mais difícil perseverar.

  • Sedevacantismo – Um breve esclarecimento

    Sedevacantismo – Um breve esclarecimento

    Esta corrente, que pode exercer entre os cristãos desorientados e escandalizados uma certa atracção, pretende ser uma reacção à heresia do modernismo, mas acaba por cair também ela num erro evidente e gerar uma situação caótica na Igreja.

  • A Dignidade de Receber a Sagrada Comunhão: Princípios Gerais

    A Dignidade de Receber a Sagrada Comunhão: Princípios Gerais

    A prática indiscriminada de se apresentar para receber a Sagrada Comunhão, meramente como consequência de estar presente na Missa, é um abuso que deve ser corrigido.

  • Pedro

    Pedro

    Aos meus Pais, por me terem dado a Páscoa Jesus, Filho de David, tem piedade de mim, que sou um pecador!   A Lua cheia daquela noite – era a véspera do 14 de Nissan – não deixava que me escondesse do meu próprio pecado, que pelos séculos dos séculos seria lembrado. Era impossível disfarçar-me…

  • Amigos de Deus

    Amigos de Deus

    A caridade durará para sempre, mesmo quando a fé tiver desaparecido para dar lugar à visão e quando à esperança suceder a possessão — sem fim — de Deus conhecido claramente.

  • O Papado no Antigo Testamento

    O Papado no Antigo Testamento

    Porém, nós, católicos, cremos que o Papa é o sucessor de Pedro e possui autoridade suprema e infalível sobre a Igreja. Cremos não por intuição própria ou superstição irracional, mas porque o próprio Deus o revelou.

  • O Belo e o Sagrado

    O Belo e o Sagrado

    Pois a Beleza é a auto-estrada directa ao coração do Homem, que, sem palavras nem explicações, mas apenas com o desafio da sua presença, imprime no seu coração o destino onde se encontram as infinitas Bondade e Verdade — o próprio Deus.

  • Espera aí!

    Espera aí!

    O desejo da esperança cristã é pura loucura, é a união a Deus e a participação na Sua glória: «Pai, quero que onde Eu estiver estejam também coMigo aqueles que Tu Me confiaste, para que contemplem a Minha glória, a glória que Me deste, por Me teres amado antes da criação do mundo.» (Jo 17,24).

  • O aparecimento do Marxismo Cultural

    O aparecimento do Marxismo Cultural

    Portanto, diz, a violência é justificada como uma «táctica inescapável» de transformação social. Pior ainda, acrescenta ele, é o dano causado por reportagens dos meios de comunicação «incitando ou aprovando» actos de multidões que em última instância ameaçam a própria liberdade de imprensa.

  • O amor perdido do trabalho

    O amor perdido do trabalho

    Com isto, vivemos apenas para trabalhar, o que está em oposição à visão dos antigos e da Fé Católica, onde trabalhamos para viver. A subordinação de homens e mulheres a fins puramente funcionais ou utilitários reflecte uma visão limitada do trabalho, correspondendo a uma visão limitada da humanidade, uma visão que dificilmente é uma visão.

  • A Voz da Consciência

    A Voz da Consciência

    Se queremos perceber a consciência matura destes jovens, teremos de nos virar para aquilo que formava essa consciência — as suas experiências, sim, a sua educação, sem dúvida, mas, acima de tudo, a sua Fé cristã e os livros que a fortaleciam. De entre vários autores, há um que se destaca pela sua contribuição relativa…

  • À noite vemos mais longe!

    À noite vemos mais longe!

    Viver sem fé é como visitar uma catedral e só ver os vitrais do exterior. Enquanto não entrarmos para ver o efeito da luz nos vidros coloridos, nunca iremos captar perfeitamente a beleza dos vitrais. Conhecer algumas verdades de fé sem as viver é como ver os vitrais do lado de fora.

  • Para a Mãe na Epifania do Senhor

    Para a Mãe na Epifania do Senhor

    No dia em que a minha mãe morreu comecei a pedir a Deus um sinal como Gedeão. Não lhe pedi que fizesse cair o orvalho sobre uma pele de ovelha nem que dividisse em dois as águas do mar; não rezei para encontrar um lobo a brincar com um cordeiro ou para ver uma amoreira…

  • Fratres: gaudete in Domino semper

    Fratres: gaudete in Domino semper

    Não temos mais vontade de dar coisas boas àqueles que mais agradecem? Pois bem, o mesmo acontece com o Bom Deus. Como podemos esperar d’Ele o que quer que seja, se somos ingratos, apesar de tudo o que recebemos?

  • O Silêncio e a Admiração de Maria e José

    O Silêncio e a Admiração de Maria e José

    E, se no ventre da sua mãe, João sentiu uma exaltação tão milagrosa por se aproximar d’Ele, que paz, que alegria divina não sentiu a Santa Virgem quando o Espírito Santo concebeu o Verbo n’Ela?

  • A fé da Dona Gertrudes

    A fé da Dona Gertrudes

    As dúvidas de fé fazem parte da vida cristã, aliás, é exactamente para isso que serve a teologia. A teologia é a inteligência da fé que procura compreender cada vez melhor os dogmas e aprofundar os mistérios revelados. Precisamente porque os dogmas não são evidentes é que a fé é uma virtude que precisa de…

  • Virgem Santíssima, Rainha de Portugal

    Virgem Santíssima, Rainha de Portugal

    Que os portugueses, mas de modo particular os católicos, possam, nesta hora em que se revelam com particular atrevimento sombrias e mortais iniciativas, manter e reavivar na sua memória tão excelente Rainha e indefectível Padroeira Principal da Nação.

  • A propósito da Imaculada Conceição

    A propósito da Imaculada Conceição

    Lá por casa foi-me sendo transmitida a ideia de que a Mãe do Céu era o paradigma exemplar das mães que nos geraram e deram à luz. E no meu caso, foi no seu dia litúrgico que me foi dado pela Providência, e a vontade da minha mãe, a semente da Luz da fé.

  • Advento: tempo de silêncio e esperança

    Advento: tempo de silêncio e esperança

    O silêncio corresponde à maior das virtudes cristãs, sem a qual nunca seremos verdadeiramente discípulos de Cristo: a humildade. O soberbo não se cala. No ruído que faz encontra-se uma espécie de pecado, não só de um orgulho impiedoso frente a Deus, mas também um enorme desespero.

  • Esperar em Deus

    Esperar em Deus

    Os primeiros Cristãos tinham bem presente que era necessário escolher entre dois caminhos: o da vida ou o da morte eternas. E também nós, depois de reafirmarmos os primaciais fundamentos da nossa Fé na Oração do Credo, não a terminamos sem relembrar as razões da nossa esperança: espero a remissão dos pecados, a ressurreição da…

  • Crer para ver!

    Crer para ver!

    Caro leitor do Instituto São Teotónio, este é o primeiro artigo de muitos sobre as três virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade). Falar de virtudes não está propriamente na moda. No entanto, como dizia o escritor inglês G. K. Chesterton, não precisamos de uma religião que nos diga quando estamos certos, mas que nos corrija…

  • A Ameaça Escondida ao Catolicismo

    A Ameaça Escondida ao Catolicismo

    Um dos principais preços que pagámos foi a perda da ligação directa. Em vez de passarmos tempo a conversar no alpendre — ou mesmo ao telefone — com um amigo, enviamos actualizações rápidas e dispersas a dezenas de conhecidos.

  • Regresso à masculinidade com «O Senhor dos Anéis»

    Regresso à masculinidade com «O Senhor dos Anéis»

    Qualquer pessoa com acesso à internet, ou à televisão ou até à rádio, e que viva no nosso tempo, não conseguirá passar mais de um mês sem ser bombardeada por qualquer um dos grandes temas da actualidade. A saber: o feminismo, a opressão injusta das minorias, os direitos LGBT e a «masculinidade tóxica». Se para…

  • A Arte e a Beleza

    A Arte e a Beleza

    A beleza é essencialmente um objecto da inteligência, porque quem conhece no sentido pleno da palavra é a inteligência, que por si só está aberta ao infinito do ser. (…) Sem dúvida que toda a beleza sensível pressupõe um certo deleite do próprio olho ou do ouvido ou da imaginação; mas só há beleza se…

  • A Actividade Missionária Portuguesa

    A Actividade Missionária Portuguesa

    Como foi possível que vós, embora sendo poucos, fizestes tanto na Santa Cristandade? Onde Portugal encontrou forças para acolher sob seu domínio tantos territórios da África e da Ásia, para estendê-lo até às mais distantes terras americanas? Onde, senão naquela ardente fé do povo português, cantada por seu maior poeta, e na sabedoria cristã dos…

  • Acerca da Criação do Universo e da Evolução do Homem

    Acerca da Criação do Universo e da Evolução do Homem

    Fé e Razão – Parte VI   Talvez já tenhamos tido alguma exposição ao Novo Ateísmo. (É grosseiro. Precisamos de uma classe melhor de ateus). Mas, se entrarmos no Novo Ateísmo, e olharmos para a blogosfera, o que veremos é o pressuposto do século XIX de Auguste Comte, nomeadamente que a ciência moderna substitui gradualmente…

  • As Cinco Vias de S. Tomás

    As Cinco Vias de S. Tomás

    Fé e Razão – Parte V   A famosa obra de São Tomás de Aquino chamada Suma Teológica compreende três partes principais: a primeira parte trata da presença de Deus na criação; a segunda trata da presença de Deus pela Graça nas almas dos justos; e a terceira trata da presença de Deus em Cristo…

  • Os sete princípios da harmonia entre a fé e a razão

    Os sete princípios da harmonia entre a fé e a razão

    Fé e Razão – Parte IV   A fé, geralmente, consiste em acreditar em algo pelo testemunho de alguém; e a fé em Deus consiste em acreditar em algo pelo testemunho de Deus. Quando Deus fala, a Sua palavra dirige-se ao âmago de cada um de nós e responde aos nossos anseios e desejos mais…

  • A Vida de S. Teotónio

    A Vida de S. Teotónio

    «D. Afonso Henriques teve em S. Teotónio um dos melhores auxiliares, que nem só na guerra com o esforço da espada se cria uma Nação. (…) Mais preciso é ainda mantê-la, com o esforço da inteligência e o valor da virtude. Ao lado da espada é necessária a cruz, a oração e o livro. (…)…

  • Argumentação e Dialéctica

    Argumentação e Dialéctica

    «Aristóteles não viu no conflito de opiniões qualquer razão para desesperar no que toca à procura da verdade, mas antes uma oportunidade para a encontrar. (…) O que precisamos de fazer é deixar as fontes de revelação e a sabedoria dos filósofos falarem connosco e, a partir do confronto com os enigmas e dificuldades emergentes,…

  • O Princípio da Não-Contradição

    O Princípio da Não-Contradição

    Um dos princípios mais importantes da metafísica é o princípio da não-contradição. Numa das suas formas típicas, o princípio afirma o seguinte: é impossível que algo seja e não seja ao mesmo tempo e no mesmo contexto. (…) O princípio diz que a realidade não é contraditória, apesar de as pessoas frequentemente o serem, tanto…

  • S. Tomás sobre a Fé e Razão

    S. Tomás sobre a Fé e Razão

    São Tomás de Aquino argumenta, em primeiro lugar, que fé e razão nunca estão realmente em conflicto. (…) Não é possível que uma coisa seja verdadeira segundo a fé e, ao mesmo tempo, falsa segundo a razão ou a ciência. (…) De onde se segue que, se encontrarmos alguma coisa que parece uma contradição entre…

  • Os Profetas da Ideologia Anti-Ocidental

    Os Profetas da Ideologia Anti-Ocidental

    “Os católicos, portanto, devem perceber como é que esta ideologia anti-ocidental será eventualmente usada como aríete contra a Igreja. Pois a Igreja é uma instituição ocidental. (…) ”

  • A Civilização e os seus Inimigos

    A Civilização e os seus Inimigos

    “Os cristãos, nesta luta civilizacional, precisam de ser acordados do seu sono, mal-estar moral e décadas a serem votados ao esquecimento pela nata política, que está a destruir a revolução total, a partir da qual 2000 anos de fertilidade cristã alimentaram e guiaram o homem ocidental.”

  • Vida de Qualidade

    Vida de Qualidade

    “O segredo da vida dos cristãos encontra-se nisto: viver uma tal união a Cristo que a vida que começam a viver é a vida do próprio Jesus, sendo que a vida de Jesus é a vida de Filho de Deus.”

  • Arder e Iluminar em tempos de escuridão

    Arder e Iluminar em tempos de escuridão

    “A humanidade abandonou pouco a pouco a filosofia de Jesus Cristo – que é o grande alicerce da Cristandade – para abraçar a filosofia do mundo, uma regra de vida materialista e consumista. É então que surge a pergunta: se este é um tempo de crise, o que devo fazer? Que caminho devo seguir? Que…