As dúvidas de fé fazem parte da vida cristã, aliás, é exactamente para isso que serve a teologia. A teologia é a inteligência da fé que procura compreender cada vez melhor os dogmas e aprofundar os mistérios revelados. Precisamente porque (…)
Que os portugueses, mas de modo particular os católicos, possam, nesta hora em que se revelam com particular atrevimento sombrias e mortais iniciativas, manter e reavivar na sua memória tão excelente Rainha e indefectível Padroeira Principal da Nação. (…)
Lá por casa foi-me sendo transmitida a ideia de que a Mãe do Céu era o paradigma exemplar das mães que nos geraram e deram à luz. E no meu caso, foi no seu dia litúrgico que me foi dado (…)
O silêncio corresponde à maior das virtudes cristãs, sem a qual nunca seremos verdadeiramente discípulos de Cristo: a humildade. O soberbo não se cala. No ruído que faz encontra-se uma espécie de pecado, não só de um orgulho impiedoso frente (…)
Os primeiros Cristãos tinham bem presente que era necessário escolher entre dois caminhos: o da vida ou o da morte eternas. E também nós, depois de reafirmarmos os primaciais fundamentos da nossa Fé na Oração do Credo, não a terminamos (…)
Caro leitor do Instituto São Teotónio, este é o primeiro artigo de muitos sobre as três virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade). Falar de virtudes não está propriamente na moda. No entanto, como dizia o escritor inglês G. K. Chesterton, (…)
Um dos principais preços que pagámos foi a perda da ligação directa. Em vez de passarmos tempo a conversar no alpendre — ou mesmo ao telefone — com um amigo, enviamos actualizações rápidas e dispersas a dezenas de conhecidos. (…)
Qualquer pessoa com acesso à internet, ou à televisão ou até à rádio, e que viva no nosso tempo, não conseguirá passar mais de um mês sem ser bombardeada por qualquer um dos grandes temas da actualidade. A saber: o (…)